Notícias

Élcio Franco diz que a compra de cloroquina foi destinada ao tratamento da malária no país

Declaração foi dada durante depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (9)


09/06/2021 12h25

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, que atuou no cargo durante a gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello, declarou, nesta quarta-feira (9), à CPI da Covid, que a compra de cloroquina feita em 2020 era destinada ao tratamento da malária e não do novo coronavírus.

“Durante a nossa gestão não ocorreu aquisição de cloroquina para o ano de 2020 para o combate a Covid-19. Porém, identificamos que, para atender ao programa anti-malária do primeiro semestre deste ano, em 30 de abril de 2020 foi assinado um termo aditivo ao TED com a Fiocruz no valor de R$ 50 mil visando a aquisição desse fármaco para entrega posterior. Enfatizo que é para o programa antimalária”, afirmou Franco.

Leia mais: CPI da Covid aprova convocação de Osmar Terra e de auditor do TCUCPI ouve nesta quarta (9) Elcio Franco, número dois da Saúde durante gestão de Pazuello

O medicamento, que já foi declarado ineficaz para o tratamento da Covid-19, tem sido um dos assuntos mais abordados nas oitivas e é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e por seus apoiadores.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças