Notícias

"Não houve discussão, na nossa gestão, sobre imunidade de rebanho", diz Élcio Franco

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde depõe à CPI da Covid nesta quarta-feira (9)


09/06/2021 13h48

O coronel Antônio Élcio Franco Filho, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde, disse à CPI da Covid nesta quarta-feira (9) que não houve discussão, em sua gestão, sobre imunidade de rebanho

O relator da CPI Renan Calheiros perguntou a Élcio: "Como eram as discussões com Osmar Terra e a tese da imunização de rebanho?

O ex-secretário respondeu: "Senador, não houve discussão, na nossa gestão, sobre imunidade de rebanho. Quando o deputado Osmar Terra esteve no ministério, salvo outro juízo, foi parar tratar de emendas de seu interesse. Nós não discutimos nada de imunidade de rebanho".

Em seguida, Calheiros questionou o ex-secretário-executivo se, em algum evento que participou, alguém defendeu a tese. 

"Que eu me lembre, não, porque nós nunca pensamos nisso. A gente pensava que uma das soluções era a imunidade em massa. A manutenção de medidas de prevenção, como eu as citei aqui, editadas pela Portaria Nº 1.565 do Ministério da Saúde ainda no mês de junho do ano passado. E com relação às medidas restritivas, com restrição máxima, mesmo essas, devem ser adotadas de uma maneira inteligente", disse.

"Se eu restringir o horário de funcionamento de supermercado, por exemplo, isso vai provocar um adensamento de pessoas dentro do supermercado. Então, a gente tem visto redução de transporte público, redução de horário de funcionamento de algumas atividades essenciais para a população que provocam um adensamento e não uma manutenção de distância de segurança entre as pessoas", criticou Élcio.

Franco foi o número dois do Ministério da Saúde entre junho de 2020 e março de 2021, durante a gestão do general Eduardo Pazuello. Atualmente, ele é assessor especial da Casa Civil da Presidência da República.

O depoimento dele à CPI estava marcado para acontecer em 27 de maio, mas o militar disse que não poderia comparecer por estar em processo de recuperação da Covid-19. Nesta quarta, o ex-secretário responde questões sobre suas ações nas compras de insumos para os estados durante a atual pandemia.

Leia também: Governo de São Paulo anuncia antecipação do cronograma de vacinação no estadoÉlcio Franco compara tratamento precoce da Covid a tratamento de cárie

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças