Notícias

Kitesurf: Esporte aquático cresce pelo Brasil e mundo

Em entrevista ao site da TV Cultura, professor e praticante do kitesurf explica como funciona e quais são os melhores destinos para realização do esporte


10/06/2021 23h11

Considerado ainda recente no mundo do esporte, a prática do kitesurf apresenta semelhanças com o surf e o paraquedismo. Ele trabalha a vela e o vento no mar ao mesmo tempo, o que remete ao wakeboard e ao hydrofoil.

O esporte aquático tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto pelo Brasil, quanto pelo mundo, ao longo dos anos. Nele, a pessoa utiliza uma pipa - conhecida pelos praticantes como kite - e uma prancha.

De acordo com Fábio Cobucci, praticante do esporte há 25 anos e professor há 17, durante a pandemia do novo coronavírus, o esporte teve um crescimento que não era esperado. “Como todo mundo, nós achávamos que fosse cair, até porque de certa forma não é uma prioridade para as pessoas, porém, com a liberação das praias e a possibilidade do home office, as pessoas ganharam tempo, o que aumentou a venda de equipamentos e consequentemente o crescimento dos cursos”, revela.

Leia também: Circuito Mundial de Surfe de 2021 cancela etapa no Brasil

Para ele, outro fator curioso foi o aumento da realização de viagens internas pelo país com alunos e praticantes experientes. “As viagens internas pelo Brasil cresceram 80% no ano passado, neste ano ainda estamos aguardando por isso, mas já teve uma boa adesão”.

Kitesurf x Surf

Apesar das semelhanças, apresentam diferenças e a união normalmente acaba atrapalhando a prática. “Quem vem do surf tem mais dificuldade em velejar do que quem vem do wakeboard, por exemplo”, explica Fábio

Segundo ele, aprender o kitesurf antes do surf é mais fácil, já que a segunda modalidade depende de muitos treinos e horas de aula. Enquanto em um padrão internacional, no caso do kite, com 10h de aulas, o aluno já estará velejando.

Veja imagens: Oito destinos para praticar kitesurf

A melhor época para cada esporte também varia. De acordo com o professor, o inverno é ideal para o surf. O outono também é considerado uma boa época, entretanto, não gera uma boa quantidade de ondulação. Já no caso do kitesurf, a melhor época é a primavera.

Arquivo Pessoal

Leia também: Pelo menos 16 municípios de Santa Catarina são afetados por chuva da última madrugada (9)

Melhores destinos

Assim como outras modalidades, a prática tem destinos que são ideais e clássicos para a realização, tanto nacionais, quanto internacionais, entre eles, estão:

- Ceará, em especial, a vila de Jericoacoara; 

- Rio de Janeiro;

- Marrocos;

- Florianópolis, especificamente de Ibiraquera até o Farol de Santa Marta;

- Cabo Verde;

- Ilhas Maurício;

- Finlândia, é considerado um dos melhores lugares do mundo;

- África do Sul;

- Austrália;

- Espanha, especialmente a cidade de Las Palmas de Gran Canaria.

    ÚLTIMAS DO FUTEBOL

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

    EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

    Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

    Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

    Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças