Ministra Rosa Weber autoriza Wilson Lima a não comparecer à CPI da Covid
Governador do Amazonas recebeu um habeas corpus que também lhe dá o direito de permanecer em silêncio, caso compareça à sessão
10/06/2021 08h55
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou Wilson Lima, governador do Amazonas, a não comparecer à CPI da Covid nesta quinta-feira (10). Ela concedeu a ele um habeas corpus que também lhe dá o direito de permanecer em silêncio, caso compareça à sessão. Ele também não precisará fazer o juramento de dizer a verdade.
Lima já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e é investigado por fazer parte de um esquema de desvio de verbas destinadas ao combate à pandemia. Desta forma, Rosa Weber entendeu que ele tem o direito de não responder perguntas que possam incriminá-lo.
A defesa de Lima argumentou que CPIs instaladas pelo Congresso possuem competência para fiscalizar a administração pública federal, portanto, são vedadas de investigar a administração pública estadual e municipal.
Com a decisão da ministra, a sessão da CPI desta quinta-feira (10) pode ficar restrita à votação de requerimentos.
Leia também: Brasil registra 2.484 mortes por Covid em 24 horas e se aproxima de 480 mil óbitos; Randolfe Rodrigues divulga primeiro e-mail da Pfizer a Bolsonaro
REDES SOCIAIS