Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr STF
Reprodução/ Flickr STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, em sessão virtual extraordinária, na madrugada desta quinta-feira (10), as ações que pedem a suspensão da Copa América no Brasil em razão da pandemia da Covid-19. O prazo para a inserção acaba às 23h59 de hoje.

Pela programação da Conmebol, o torneio tem início a partir do próximo domingo (13), em Brasília, com a seleção brasileira enfrentando a Venezuela.

A corte julga três ações. Duas, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, foram apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Uma terceira foi apresentada pelo PT. Nessa, o relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

O PSB argumenta que a "intensa circulação" de visitantes durante o torneio causará "evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos estados brasileiros", assim como a "potencial entrada de novas variantes virais";

A Confederação dos Trabalhadores pediu ao STF que determine que o país não pode ser sede de competições internacionais no esporte "enquanto perdurar a necessidade de isolamento social, o estado de pandemia".

O PT argumenta que a realização do evento viola o direito à saúde e é "inadequado".

A princípio, a Copa América seria realizada na Colômbia e na Argentina, mas foi cancelada na Colômbia em razão de protestos no país. Depois, o torneio também foi cancelado na Argentina por causa do avanço da Covid.

    Placar

    Até o momento está 3x0 para a realização da Copa América no Brasil. A ministra Cármen Lúcia votou a favor e foi seguida pelos ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.

    Embora Lewandowski seja favorável à competição, ele defendeu que o governo federal apresente, no prazo de 24 horas, um planejamento “compreensivo e circunstanciado” para garantir a segurança do torneio e que os quatro Estados sede do evento também “divulguem e apresentem ao Supremo Tribunal Federal, em igual prazo, plano semelhante”.

    Leia também: Wilson Lima não comparece à CPI da Covid nesta quinta-feira (10)TV Cultura exibe o documentário “90 Anos Claudia Andujar: Uma Vida Com Os Yanomami”