O governador do Amazonas Wilson Lima não compareceu à sessão da CPI da Covid nesta nesta quinta-feira (10). No final da noite da última quarta-feira (9), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou Lima a não comparecer à comissão.
Weber também concedeu a ele um habeas corpus que lhe daria o direito de permanecer em silêncio, caso comparecesse à sessão. Ele também não precisaria fazer o juramento de dizer a verdade.
Lima já foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República e é investigado por fazer parte de um esquema de desvio de verbas destinadas ao combate à pandemia. Desta forma, Rosa Weber entendeu que ele tem o direito de não responder perguntas que possam incriminá-lo.
No início da sessão desta quinta (10), o presidente da CPI Omar Aziz disse que o Senado irá recorrer da decisão da ministra. "O governador do estado do Aazonas perde uma oportunidade ímpar de esclarecer ao Brasil, mas principalmente ao povo amazonense, o que de fato aconteceu no estado do Amazonas", disse na ocasião. Os senadores pretendiam questionar Wilson Lima sobre a falta de oxigênio em Manaus.
Leia também: Auxílio Emergencial 2021: Caixa libera saques e transferências para nascidos em julho; Randolfe Rodrigues divulga primeiro e-mail da Pfizer a Bolsonaro
REDES SOCIAIS