Junho verde: Especialista fala sobre sintomas do câncer de rim e a dificuldade do diagnóstico
Doença apresenta sinais silenciosos; 40% dos casos são descobertos em estágio avançado
14/06/2021 16h46
O Junho Verde é o mês de conscientização sobre o câncer de rim, doença que apresenta sintomas e sinais silenciosos, dificultando o diagnóstico precoce. Em 40% dos casos, a condição é descoberta em estágio avançado.
O Jornal da Tarde desta segunda-feira (14) recebeu a presidente do Instituto Oncoguia Luciana Holtz. Segundo ela, são registrados aproximadamente 10 mil casos de câncer de rim por ano no Brasil.
Leia também: Ministério da Saúde lança campanha para incentivar a doação regular de sangue
Sobre os sintomas, ela explica que são silenciosos porque podem ser confundidos com outras doenças. “Falamos de dor na lombar, fadiga, falta de apetite, perda de peso, sangue na urina, entre outros sinais”, disse. Luciana explicou que são sinais que não nos levam diretamente ao urologista.
Ela afirmou que o grande desafio é a falta de um exame específico para um diagnóstico precoce, dependendo de um autocuidado responsável no dia a dia.
Leia também: Vacina da Janssen atrasa e não deve mais chegar ao Brasil nesta terça, informa o ministério
“O jeito é buscar uma vida saudável. Cuidar da alimentação, se manter hidratado, lembrar da importância do rim como um filtro do nosso corpo e fazer atividade física”, exemplificou Luciana.
Veja a entrevista completa:
REDES SOCIAIS