Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (14) uma campanha para incentivar a população a doar sangue regularmente. Com o lema Doe Sangue Regularmente - com a Nossa União a Vida se Completa, o objetivo é aumentar o estoque de sangue do país, que teve redução de 10% desde o início da pandemia da Covid-19. O lançamento ocorre na data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Na Fundação Pró-Sangue, em São Paulo, que está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina, o estoque está entre 50% e os tipos sanguíneos O + e O - estão em emergência.

"Desde o começo da pandemia a gente vem tendo uma variação muito grande no número de doadores, já tivemos até um pico de uma diminuição de 70% no número de doadores, no momento está em torno de 50%, o que prejudica muito as nossas atividades, porque temos estoque para praticamente dois dias", disse Cesar de Almeida Neto, médico da Fundação Pró-Sangue.

Leia também: Planos de saúde coletivos têm reajuste no valor acima da inflação, segundo IdecVera Magalhães é indicada ao Prêmio Comunique-se 2021; Veja como votar na apresentadora

Como doar sangue

Para doar sangue, é preciso ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pesar no mínimo 50 quilos; e estar alimentado. No dia da coleta, o doador não deve ingerir alimentos gordurosos antes da doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; e apresentar documento oficial de identificação com foto.

Quem tomou a CoronaVac, imunizante contra a Covid-19, deve esperar 48 horas para doar, já as demais vacinas, deve esperar sete dias.

Para agendar a doação, é preciso entrar no site da Fundação Pró-Sangue.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta segunda-feira (14):