"Feminismo deve ser introduzido em casa", diz escritora Chimamanda Adichie
Durante o Roda Viva desta segunda (14), a escritora acredita que o feminismo deve começar ser ensinado pelos pais aos filhos
14/06/2021 23h10
A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (14).
A jornalista Marcella Franco perguntou como os pais podem ensinar o feminismo para os filhos e se as escolas podem ajudar nessa missão. Chimamanda foi bem direta ao dizer que todos devem falar sobre feminismo para os mais jovens, mas que o assunto deve ser introduzido em casa.
Leia também: “Nada do que falo é polêmico se acreditarmos que mulheres são seres humanos completos", diz Chimamanda
“Isso precisa começar em casa. Posso falar da minha experiência. Quando tive minha filha, meu marido e eu fizemos escolhas muito conscientes sobre como iríamos criá-la e sobre as coisas iríamos lhe dizer. Por exemplo, decidi que ela iria ser muito ativa, fisicamente ativa, e decide isso porque acho que é preciso começar cedo a tentar lidar com as horríveis mensagens que meninas recebem sobre seus corpos”, contou a autora.
Mesmo mostrando diversos pontos do feminismo, ela falou que foi um grande desafio desconstruir os papéis de gênero, como por exemplo os brinquedos que “pertencem” a meninos. Para Chimamanda, mesmo sendo coisas pequenas, isso contribuiu para a forma como meninas pensam de si mesmas.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadoras Djamila Ribeiro, escritora; Marcella Franco, editora da Folhinha, na Folha de S.Paulo; Carla Akotirene, pesquisadora em Estudos Feministas na Universidade Federal da Bahia; Adriana Ferreira Silva, redatora-chefe da revista Marie Claire; Carol Pires, jornalista.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS