Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Senado
Reprodução/Flickr Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid decidiu, no início da sessão desta quarta-feira (16), retirar o sigilo de documentos enviados à comissão pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O colegiado apura as ações do governo federal e o repasse de verbas da União aos governo locais. A CPI já recebeu vários documentos que ficam guardados em uma sala-cofre, entre eles, telegramas sigilosos do Itamaraty e documentos da Controladoria-Geral da União sobre investigações.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM) informou que há documentos que estão disponíveis no Portal da Transparência e que o governo envia como sigilosos. Segundo ele, a comissão já recebeu 1,5 TB de informações.

"É uma forma de tentar obstruir a investigação. É muito fácil botar o carimbo de sigiloso", afirmou Aziz.

Desta forma, senadores decidiram pela quebra do sigilo de alguns documentos, pois entenderam que há ‘interesse público’ em dados sobre negociações de vacinas e insumos para pandemia. Há a exceção em alguns casos, como contratos entre empresas e o governo brasileiro, cuja proteção das cláusulas será mantida em sigilo.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ponderou que dois terços dos documentos enviados são realmente sigilosos e assim serão mantidos, entre eles, inquéritos no Ministério Público.

"Não cabe a nós, não temos competência para desfazer o sigilo desses documentos", disse.

Nesta quarta, a CPI ouve o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel. Mesmo com o pedido de Habeas Corpus aceito, ele decidiu comparecer à sessão.

Leia também: Nova York comemora fim de medidas restritivas contra a Covid-19 com queima de fogosInstituto Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac ao PNI