Notícias

Rosa Weber mantém quebras de sigilo de Filipe Martins e da Associação Médicos pela Vida

Ministra do STF disse ver indícios de ação para atrasar compra de vacinas e defendeu que a CPI deve investigar o impacto das fake news para o enfrentamento da pandemia


16/06/2021 13h23

Nesta quarta-feira (16), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber manteve as quebras do sigilo telefônico e telemático (mensagens e e-mails) do assessor especial da Presidência da República Filipe Martins, e do sigilo bancário e fiscal da Associação Médicos pela Vida.

Filipe Martins é apontado como um dos membros do chamado "gabinete paralelo" que aconselhava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a defender medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19.

Ao STF, a CPI da Covid também informou que o assessor participou de diversos eventos relacionados à aquisição de vacinas pelo governo federal, que ele teria disseminado ataques e fake news contra quem defende a aquisição de vacinas e combate o uso de recursos públicos para incentivar o tratamento precoce.

Em depoimento à comissão, o presidente da Pfizer na América Latina Carlos Murillo, disse que Martins participou de reunião sobre vacinas comandada pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten.

Ao decidir sobre o pedido de Filipe Martins, a ministra Rosa Weber apontou que o assessor teria atuado diretamente para o atraso na compra de vacinas pelo governo – o que justifica as quebras.

Já em relação à Associação Médicos pela Vida, a CPI informou que a entidade pretende impedir que os governos "adotem medidas de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e álcool-gel e paralisação de atividades", e também teria "assumido uma campanha por remédios inúteis, sendo necessário aprofundar suas relações, analisando seu funcionamento e financiamento".

A decisão de Rosa Weber sobre a entidade defende que a CPI deve investigar o impacto das fake news para o enfrentamento da pandemia.

Leia também: “Recursos vieram ‘em cima do laço’”, diz Witzel sobre Auxílio Emergencial à CPIWitzel diz que Bolsonaro o chamou de "estrume, ditador e leviano" por apoiar o isolamento social

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças