O Brasil subiu 14 posições no Ranking Global de Solidariedade em 2020, segundo a pesquisa World Giving Index 2021 (WGI), feita pela Charities Aid Foundation (CAF). Neste ano, o país ficou em 54º lugar numa lista de 114 nações.
A pesquisa contou com 121 mil pessoas ao redor do globo, respondendo três perguntas: você ajudou um estranho, doou dinheiro a uma organização ou fez algum tipo de trabalho voluntário no mês passado? A média final foi obtida com base na soma da pontuação em cada um desses critérios, dividida por três.
Leia também: Menos de 17 mil amostras do genoma da Covid-19 foram sequenciadas no Brasil; Bope resgata mulher que era mantida refém pelo próprio filho em Duque de Caxias (RJ)
O Brasil registrou participação de 63% na ajuda a estranhos, ficando em 36º do ranking; 26% na doação de dinheiro, ficando em 70º lugar; e apenas 15% no escore de voluntariado, ficando em 68º, com média geral de 35%.
O ranking do WGI revela que a pandemia produziu uma onda global de solidariedade. O índice de pessoas que ajudaram um estranho é de 55%, o mais alto já registrado na pesquisa anual. O total equivale a 3 bilhões de pessoas contribuindo de alguma forma para aliviar o sofrimento causado pela Covid-19.
Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta quarta-feira (16):
REDES SOCIAIS