Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva com entregadores de aplicativo mostrou que 66% deles afirmam gostar do trabalho. Para os mais de 2.600 trabalhadores entrevistados, a autonomia e a flexibilidade dos horários são os principais fatores que interferem na opinião.
A renda do cargo também entra na conta: Em média, os entregadores de aplicativo recebem R$ 2.154 mensais, enquanto no trabalho direto para restaurantes esse valor cai para R$ 1.592 mensais.
Leia também: Após um ano de pandemia, entregadores de aplicativos continuam na luta por direitos trabalhistas
O levantamento também apurou que 92% dos entregadores sentem orgulho do trabalho que fazem. Renato Meirelles, presidente do instituto Locomotiva, atribuiu esse sentimento dos trabalhadores ao que ele representou durante a pandemia da Covid-19: A única fonte de renda após o desemprego.
“O que começou como um bico acabou se mostrando com uma fonte segura e constante de renda para esses trabalhadores”, explicou Renato.
Leia também: Após saída do PCdoB, Flávio Dino anuncia filiação ao PSB
Entretanto, os perigos e riscos dessa profissão aumentaram com a pandemia, fazendo com que a categoria discuta a regulamentação do cargo. “Desde furtos até acidentes, esses trabalhadores estão completamente expostos e vão arcar com os custos depois”, disse ao Jornal da Tarde o membro da Comissão do Direito do Trabalho Raul Vicente Rossoni Júnior.
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta sexta-feira (18):
REDES SOCIAIS