MPRJ denuncia homem branco pelo furto da bicicleta elétrica no Leblon
Na ocasião, um jovem negro foi acusado pela proprietária
19/06/2021 13h21
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Igor Martins Pinheiro pelo furto de uma bicicleta elétrica no bairro do Leblon, na capital fluminense, no último sábado (12).
O homem de 22 anos foi preso por policiais civis na última quinta-feira (17), após os agentes acharem um alicate de pressão de 18 polegadas na mochila do irmão do denunciado, que estava junto com Pinheiro na hora em que os dois passaram por um enquadro.
Em nota, o MPRJ coloca que "o denunciado, no dia dos fatos, ao passar pela calçada movimentada onde a bicicleta estava estacionada em um bicicletário, logrou romper a corrente e o cadeado que travavam o veículo e, em seguida, evadiu-se do local”.
Leia mais: Governo do RJ inclui lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19
Auxílio Emergencial 2021: Caixa libera terceira parcela aos nascidos em fevereiro
O caso ganhou repercussão na mídia após a proprietária da bicicleta acusar, erroneamente, um jovem negro pelo furto. O desdobramento dos fatos exemplificou, mais uma vez, o racismo estrutural no Brasil.
O rapaz pode pegar pena de dois a oito anos de reclusão, além de uma multa que pode variar. Até o momento, o site da TV Cultura ainda não identificou a defesa do denunciado.
REDES SOCIAIS