MPRJ e PF cumprem mandados de prisão preventiva contra seis PMs
A operação Fumus visa desmantelar uma quadrilha que obriga os comerciantes a venderem uma marca específica de cigarro
24/06/2021 11h57
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou, em parceria com a Polícia Federal (PF), a operação Fumus nesta quinta-feira (24). O objetivo é cumprir 40 mandados de prisão preventiva, sendo seis deles contra policiais militares.
Os investigados foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) pelos crimes de extorsão, roubo, lavagem de dinheiro, corrupção e delitos fiscais, praticados na comercialização ilegal de cigarros.
Em nota, o MPRJ aponta que a ação tem o apoio da Receita Federal, da Corregedoria da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e da Corregedoria da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Leia mais: Prédio de 12 andares desaba parcialmente em Miami
"120 mil mortes por Covid poderiam ter sido evitadas no primeiro ano da pandemia", diz Jurema
“De acordo com a denúncia, os criminosos obrigam comerciantes de cigarro, que estejam em áreas de influência da organização criminosa, a venderem exclusivamente cigarros da marca repassada por eles”, coloca o ministério.
O texto ainda diz que os acusados se utilizariam de fiscais e seguranças para ameaçar os comerciantes que não obedeçam à quadrilha. O MPRJ afirma que “outro modo de atuar dos denunciados, característico de suas extorsões, é a realização de parcerias com outras organizações criminosas, sejam elas ligadas ao tráfico de drogas ou a milícia”.
REDES SOCIAIS