Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Youtube/TV Cultura
Reprodução/Youtube/TV Cultura

Esta quinta-feira (24) marca os 20 anos da morte do geógrafo, escritor e professor universitário Milton Santos. Ele se consagrou como um dos maiores intelectuais do Brasil com seus estudos na geografia e até hoje é lembrado como uma potência na área.

Antes do exílio após o Golpe Militar de 1964, Milton já havia começado sua carreira na academia como professor de geografia humana na UCSal (Universidade Católica de Salvador) de 1956 a 1960 e, antes disso, em 1959, como professor catedrático de geografia humana na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Leia também: Daniel Silveira é preso pela 2ª vez no Rio de Janeiro

De Brotas de Macaúba, Bahia, Milton passou por países como França, Canadá e Estados Unidos durante o exílio. Atuou como professor nas universidades de Toulouse, Bordeaux e Paris-Sorbonne, além do IEDES (Instituto de Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social). Nos Estados Unidos, foi convidado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology – Boston) como pesquisador.

A carreira internacional permitiu uma ampliação dos estudos de Milton, a caminho da teorização da geografia, que ele acabou trazendo também para o Brasil. Ele retornou ao país em 1977 e, dois anos depois, voltou a lecionar na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), de 1979 a 1983.

Por um concurso de 1983, Milton ingressou na USP (Universidade de São Paulo) como professor titular de geografia humana. O geógrafo permaneceu no cargo até a aposentadoria compulsória em 1997.

Leia também: ONU aprova resolução contra embargo econômico americano à Cuba

Milton acumula alguns títulos na sua carreira, como o de Professor Emérito da USP, de 1997, e o Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud de 1994. O reconhecimento vem de sua contribuição para a teorização da geografia no Brasil e como suas publicações auxiliaram na organização do espaço no período histórico atual. Algumas das publicações do geógrafo podem ser acessadas neste site mantido pela família dele. 

Confira também a participação de Milton Santos nesta edição do Roda Viva de 1977, onde ele falou sobre sobre globalização e o papel do intelectual na política nacional: