Notícias

Ministro de Minas e Energia afirma que país passa por uma das piores crises hídricas da história

Ministro diz que população precisa evitar gastos e desperdícios


28/06/2021 20h30

Nesta segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão e no rádio para falar sobre a crise hídrica provocada pela falta de chuvas regulares. Em quatro minutos, ele comentou as ações que a pasta está fazendo e reforçou o papel da sociedade durante o período.

Albuquerque reforçou que o país enfrenta uma das piores crises hídricas da história, e que a falta de chuva afeta, diretamente, a produção de energia do país. Ele lembrou que a escassez é a maior dos últimos 91 anos, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Leia Mais: Crise hídrica no Brasil provocará aumento na conta de luz

Apesar de não ter falado diretamente sobre a necessidade de racionamento, Bento disse que é “para aumentar a nossa segurança energética, é fundamental que a sociedade brasileira participe desse esforço, evitando desperdício no consumo de energia elétrica”, ele afirmou durante a transmissão.

Além de ações da população, Bento falou sobre ajuda de empresas. ”Em parceria com a indústria, estamos finalizando o desenho de um programa voluntário que incentiva as empresas a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do País”, afirmou.

A escassez de água vai fazer a conta de luz aumentar mais uma vez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciará na próxima terça-feira (25) um novo reajuste na tarifa.

Mesmo com a situação elétrica em alerta, o ministro não falou durante o pronunciamento se há risco do país sofrer apagões de energia.

Leia Também: Governo Federal fará racionamento “educativo” de energia, segundo Arthur Lira

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças