Notícias

Secretário de Saúde diz que caso de vacinas vencidas pode ser “mero erro de digitação”

Em entrevista a emissora de televisão, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz diz que problema com vacinas vencidas podem ser apenas um erro de digitação


03/07/2021 17h33

Após denúncia de que 26 mil vacinas vencidas da Oxford/AstraZeneca teriam sido aplicadas em diversos municípios, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, secretário executivo da Saúde, disse que o Ministério cobrou esclarecimentos, mas afirmou que a informação pode ter sido causada apenas por um erro de digitação no sistema do SUS.

"Importante destacar que o Ministério tem um controle muito rigoroso na distribuição dessas doses, então o ministério não distribui doses que estiverem vencidas. Ele recebe essas doses no centro de distribuição, há um controle rigoroso sobre a validade dessas doses, elas são enviadas aos estados e por sua vez enviadas aos municípios. A gente pediu detalhamento aos municípios para verificar se de fato houve essa aplicação de doses vencidas ou se foi um mero equívoco no preenchimento dos dados no nosso sistema oficial, o DataSUS", declarou o secretário em entrevista a CNN Brasil.

Vale ressaltar que alguns municípios se manifestaram após a denúncia para negar a aplicação de doses vencidas.

Segundo Cruz, em algumas cidades, os registros sobre aplicação de vacinas são preenchidos a mão para só depois serem digitalizado é possível que tenha acontecido alguma inconsistência nessa transferência de informações.

Leia também: Distrito Federal recebe 40,1 mil doses de vacinas da Janssen congeladas e “indisponíveis para uso”

"Após esse episódio, o ministério está trabalhando para aprimorar este sistema para que, ao inserir as informações, caso o digitador esteja colocando que [a dose] foi aplicada após o vencimento, irá subir um alerta para que o digitador confira o registro”, disse o secretário.

Mesmo com a hipótese de erro de digitação, ele recomenda que as pessoas verifiquem qual era o lote da vacina aplicada. Caso se confirme o erro de validade, a orientação é procurar uma secretaria municipal.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças