Notícias

Anvisa propõe suspensão das vacinas contra a Covid-19 da Janssen e AstraZeneca em grávidas

Segundo a agência, vacinas que utilizam vetor adenoviral não devem ser utilizadas neste grupo


05/07/2021 15h54

Em comunicado divulgado na última sexta-feira (2), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propôs suspender a aplicação das vacinas contra a Covid-19 da Janssen e AstraZeneca/Oxford em grávidas. A recomendação é que as gestantes recebam apenas a Coronavac, ou o imunizante da Pfizer.

A suspensão foi feita para evitar casos de trombose e formação de coágulos sanguíneos, efeitos adversos considerados muito raros após a vacinação com fórmulas com vetor adenoviral.

Em maio, a agência sugeriu a retirada da vacina da AstraZeneca para esse grupo após uma gestante no Rio de Janeiro ter desenvolvido trombose. Agora, a Anvisa adicionou a fórmula da Janssen à lista de restrições. O imunizante chegou ao país no final de junho.

O órgão pede ainda que seja criado um sistema para identificar casos suspeitos da reação. Os sintomas mais comuns são falta de ar, dor no peito, inchaço ou dor nas pernas, dor abdominal persistente, dor de cabeça grave e persistente, visão turva, confusão, convulsões, manchas vermelhas no corpo, hematomas ou outras manifestações no local da injeção. Pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar serviço médico.

No novo comunicado, a agência lembra da importância da vacinação e que os imunizantes citados são seguros e devem ser aplicados na população em geral. “A Anvisa reforça a relação benefício-risco favorável das vacinas contra Covid-19 autorizadas para uso no país, sendo essencial a continuidade da imunização da população”, diz o documento.

Leia também: Líder indígena Elisa Loncón é eleita presidente da nova Assembleia Constituinte do ChileSenador Alessandro Vieira vai pedir abertura de CPI para investigar rachadinhas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças