O senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) informou que vai protocolar, nesta segunda-feira (5), um pedido para a instalação de uma CPI para investigar as rachadinhas. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi acusado de ter envolvimento o esquema de devolução do salário de funcionários do gabinete quando era deputado federal.
"Os fatos são gravíssimos e exigem apuração. O Senado tem legitimidade e estatura para fazer essa investigação, mesmo em um momento tão difícil da nossa história", afirmou o senador em entrevista ao UOL.
Leia também: STF forma maioria para arquivar pedido de investigação sobre cheques depositados a Michelle Bolsonaro
Esse é apenas um dos desdobramentos da denúncia ao presidente. O senador Renan Calheiros (MDB/AL) vai convocar Andrea Siqueira Valle, ex-cunhado do presidente, para prestar depoimento na CPI da Covid no Senado.
Para a abertura de uma CPI para investigar as denúncias de rachadinha, é necessário a aprovação do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM/MG).
Sobre a denúncia
Gravações inéditas de Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada do presidente, apontam envolvimento direto de Bolsonaro em esquema de rachadinhas, durante o período em que foi deputado federal. Os áudios foram publicados em três reportagens, nesta segunda-feira (5), na coluna da jornalista Juliana Dal Piva, no UOL.
De acordo com a coluna, "ao ser informado sobre as gravações de Andrea Siqueira Valle, o advogado Frederick Wassef, que representa o presidente, negou ilegalidades e disse que existe uma antecipação da campanha de 2022”.
REDES SOCIAIS