Líder indígena Elisa Loncón é eleita presidente da nova Assembleia Constituinte do Chile
Loncón foi eleita com 96 votos entre os 155 integrantes da casa
05/07/2021 15h45
A líder indígena da etnia Mapuche Elisa Loncón foi eleita presidente da nova Assembleia Constituinte do Chile, no último domingo (4). Dos 55 integrantes da casa, ela recebeu 96 votos.
Além da dedicação à integração dos povos originários, Loncón, de 58 anos, é também professora universitária, mestre em Linguística e doutora em Literatura. Em seu discurso de posse, abordou o respeito à natureza e ao diálogo. Segundo ela, a refundação do Chile começava com a participação de mulheres e povos indígenas.
Leia também: Ministério da Saúde reformula sistema de informação do PNI; STF forma maioria para arquivar pedido de investigação sobre cheques depositados a Michelle Bolsonaro
O cargo rotativo de presidência da Constituinte terá como responsabilidade liderar e organizar os artigos da nova constituição chilena, que será a primeira no mundo escrita pelo mesmo número de homens e mulheres: São 77 mulheres e 78 homens congressistas eleitos, além das 17 cadeiras reservadas para os povos originários.
Os constituintes terão nove meses para redigir o documento que, se não for aprovado nas urnas, perderá o valor e a atual Constituição seguirá vigente.
Veja a reportagem do Jornal da Cultura desta segunda-feira (5):
REDES SOCIAIS