Com o adiantamento dos feriados no começo do ano, como medida para conter o avanço da Covid-19, muita gente ficou em dúvida se o dia 9 de julho é feriado. A resposta é que sim. No Estado de São Paulo, onde a data na qual comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932, foi mantido o feriado, que será comemorado nesta sexta-feira.
Os feriados antecipados na capital paulista foram os de Corpus Christi, Consciência Negra, Aniversário da cidade de 2022, Corpus Christi de 2022 e Consciência Negra de 2022.
Vale lembrar que o estado de São Paulo continua na fase de transição do plano SP, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até as 21h. A capacidade máxima de funcionamento do comércio é de até 40%.
A prefeitura afirmou que a vacinação contra a Covid-19 na sexta (9) e no sábado (10) só acontecerá para a repescagem do grupo de 40 e 41 anos, exclusivamente nas 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas.
Veja o que abre e o que fecha em São Paulo:
Bancos
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado. Por conta disso, as contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 9 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira (12), sem acréscimo de juros.
"Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking", informou a federação em nota.
Bolsa
A bolsa de valores brasileira, a B3, também não irá funcionar nesta sexta-feira. A sede da bolsa fica na cidade de São Paulo e, portanto, seguirá o calendário mantendo o feriado.
Transporte coletivo
O metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus municipais e intermunicipais da EMTU também vão operar em esquema de feriado, com maior tempo de espera nas plataformas e nos pontos, como de costume.
Leia também: Saiba porque sua conta de luz está mais cara; Anvisa propõe suspensão das vacinas contra a Covid-19 da Janssen e AstraZeneca em grávidas
REDES SOCIAIS