Notícias

Fiscal diz que aprovou mudança na quantidade de doses da Covaxin, mas não pagamento à empresa

Regina Célia Silva Oliveira depõe à CPI da Covid nesta terça-feira (6)


06/07/2021 12h06

Regina Célia Silva Oliveira, fiscal de contratos no Ministério da Saúde que autorizou a compra da vacina indiana Covaxin, disse à CPI da Covid nesta terça-feira (6) que aprovou a mudança na quantidade de doses do imunizante de 4 milhões para 3 milhões, mas que não aprovou o pagamento à Madison, empresa intermediária baseada em Singapura.

Segundo a fiscal, a Precisa Medicamentos alegou que, devido à uma determinação da legislação indiana, apenas 3 milhões de doses poderiam ser enviadas.

Regina Célia foi citada à comissão pela primeira vez durante o depoimento de Luis Ricardo Miranda, chefe da divisão de importação no Departamento de Logística do Ministério da Saúde. Ele e seu irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), denunciaram pressões internas na pasta para a aquisição da vacina Covaxin.

Segundo eles, Regina Célia atuou como fiscal do contrato com a Bharat Biotech, empresa indiana que desenvolveu a vacina contra a Covid-19. A fatura gerada para a compra trazia número menor de doses do que o combinado, determinação de pagamento antecipado e o nome de uma empresa intermediária que não constava no contrato.

Luis Ricardo Miranda afirmou que as irregularidades foram sanadas depois de identificadas, mas a fatura permaneceu em nome da Madison Biotech.

O deputado Luis Miranda relatou ainda que informou o presidente Jair Bolsonaro sobre o caso. Ele disse que Bolsonaro teria demonstrado conhecimento das pressões para a aquisição da vacina Covaxin e que o responsável era o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.

Leia também: Regina Célia nega 'patrocínio político' e diz não ter ligação com Ricardo BarrosRegina Célia diz que não seria verdade o fato de se ter pagamento antecipado pela Covaxin

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados neste sábado (1°)

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas neste sábado (1°)

Rio Grande do Sul confirma oitava morte por leptospirose após enchentes

Receita Federal recebe 42,4 milhões de declarações de Imposto de Renda

Alexandre de Moraes se declara impedido em caso de ameaça à sua família