Rio de Janeiro identifica dois casos da variante Delta da Covid-19
Sequenciamentos foram confirmados a partir de amostras de casos registrados nos dias 16 e 17 de junho, em um homem de 30 anos e em uma mulher de 22 anos
06/07/2021 14h40
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) identificou dois casos da variante Delta da Covid-19 no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada por meio de uma nota na noite da última segunda-feira (5).
A SES realiza um programa de monitoramento genômico para encontrar possíveis modificações sofridas pelo vírus SARS-CoV-2 e, por meio dessa iniciativa, identificou os casos da variante Delta em moradores da Região Metropolitana do Rio (Seropédica e São João de Meriti). O estudo Corona-Ômica-RJ faz o sequenciamento de cerca de 800 amostras de todo o estado por mês.
De acordo com a nota da SES, "os sequenciamentos foram confirmados nesta segunda-feira (05) a partir de amostras de casos registrados nos dias 16 e 17 de junho, em um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos. Os municípios já foram comunicados e estão realizando a investigação epidemiológica para identificar se são casos importados ou autóctones, ou seja, adquiridos dentro do estado."
"Os dados do monitoramento mostram ainda que a linhagem P.1 (Brasil) continua sendo a mais frequente no estado. Além disso, registrou uma baixa frequência da VOC B.1.1.7 (Reino Unido) e o declínio da P.2, desde novembro do ano passado", completa o texto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou para a alta transmissibilidade da variante Delta, que é a mais contagiosa entre as quatro cepas consideradas mais preocupantes que circulam pelo mundo.
Na última quinta-feira (1º), a Johnson & Johnson, produtora da vacina contra a Covid-19 da Janssen, anunciou que seu imunizante é eficaz contra a variante Delta do novo coronavírus.
Leia também: "Provavelmente vai pegar um processo por improbidade administrativa", diz senador para Regina Célia; 'Nunca sofri pressão em relação a esse processo', diz Regina Célia sobre contrato da Covaxin
REDES SOCIAIS