Notícias

No Brasil, 89 pessoas trans foram mortas no primeiro semestre de 2021

Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, foram 80 homicídios e nove suicídios


07/07/2021 09h18

No primeiro semestre de 2021, 80 pessoas trans foram assassinadas no Brasil, enquanto nove cometeram suicídio. Houve também 33 tentativas de homicídio, segundo o último relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

“O país naturalizou um processo de marginalização e precarização para a aniquilação das pessoas trans”, aponta a associação. No ano de 2020, a Antra registrou 175 transexuais assassinados, maior número desde o início do monitoramento, que é realizado desde 2017.

Em nota, também foi colocado que o homicídio é o último caso de uma série de violência. “Observamos o mesmo cenário em que, 8 entre cada 10 notícias com as palavras ‘travesti’ ou ‘mulher trans’ na aba notícia nos principais mecanismos de busca, encontramos resultados de notícias relacionadas a violência e/ou violações de direitos humanos”, diz a organização.

Leia mais: Presidente do Haiti é assassinado em ataque a tiros em residência particular

CPI da Covid ouve Roberto Dias, ex-diretor do Ministério da Saúde acusado de pedir propina

O relatório também mostra que a idade da mulher trans mais jovem a ser assassinada no país caiu. Keron Ravach tinha apenas 13 anos quando foi morta, em janeiro. Apenas 15% das vítimas conseguiram ultrapassar a expectativa de vida das transexuais, que é de 35 anos.

Pelo fato do relatório ser produzido através de reportagens e relatos de organizações LBGTQIA+, a Antra afirma que os dados não são oficiais. Com isso, há grande possibilidade de os números reais serem ainda piores que os atuais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças