Notícias

Francieli diz que bulas de vacinas não apontam contraindicações para gestantes

Ex-coordenadora disse que o conceito de intercambialidade traz benefícios muito maiores para grávidas. Ela depõe à CPI da Covid nesta quinta-feira (8)


08/07/2021 13h25

A ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde Francieli Fantinato disse à CPI da Covid, nesta quinta-feira (8), que as bulas das vacinas contra a Covid-19 não apontam contraindicações para gestantes, mas "precauções". Ela levou à sessão as bulas dos imunizantes da AstraZeneca, Pfizer, Butantan e Jansen. 

"Faz-se uma avaliação de risco x benefício. (...) Orientamos a vacinação das grávidas, com toda a responsabilidade necessária a este grupo", disse Fantinato durante a sessão.

A ex-diretora falou que uma gestante morreu no Rio de Janeiro após ter recebido uma dose da vacina da AstraZeneca. Segundo ela, o acontecimento levou os técnicos do governo a reavaliarem a situação. Eles optaram pela intercambialidade de imunizantes, para que as doses fossem de marcas diferentes. Francieli Fantinato citou estudos e disse que o conceito de intercambialidade traz benefícios muito maiores para gestantes.

Leia também: Francieli Fantinato critica a falta de doses de vacina e de campanhas públicas de combate ao vírusFrancieli Fantinato diz que "politização por meio do líder na nação" motivou sua saída do cargo;

A convocação de Francieli à comissão responde a um requerimento do senador Otto Alencar (PSD-BA). Na argumentação, ele afirmou que a indicação do PNI à intercambialidade de vacinas para gestantes que receberam a primeira dose da AstraZeneca causou mortes no país.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças