Notícias

51% da população considera Bolsonaro desonesto, aponta pesquisa Datafolha

Índice de desaprovação é o maior desde o início do Governo; número chegou a 51%


08/07/2021 19h47

O presidente Jair Bolsonaro enfrenta o maior índice de rejeição desde o início do mandato em 2019, com 51% de desaprovação popular. Os dados são de pesquisa feita pelo Datafolha e publicada pelo site do jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (8). No levantamento anterior, realizado em maio deste ano, a rejeição era de 45%.

O instituto ouviu 2.074 pessoas entre os dias 7 e 8 de julho em 146 municípios brasileiros. A pesquisa revelou ainda que a popularidade do presidente entre aqueles que acham o governo regular também caiu. O número que, em maio, era de 30% dos brasileiros, caiu para 24%.

Leia Mais: Escritores, advogados e jornalistas denunciam à ONU ameaças de liberdade de expressão no Brasil

A queda neste grupo pode estar relacionada às denúncias de corrupção no Governo pela compra da vacina Covaxin e ao depoimento dos irmãos Miranda na CPI da Covid. O servidor Luis Ricardo e o deputado federal Luis Miranda apontaram que o presidente sabia de possíveis irregularidades. Na última sexta-feira (2), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a Procuradoria-Geral da República abra um inquérito para investigar o presidente Jair Bolsonaro por crime de prevaricação.

Apesar das suspeitas de participação, o índice de aprovação se manteve estável. São 24% dos entrevistados que avaliam o governo como bom/ótimo.

Além de avaliar a aprovação, o Datafolha perguntou aos participantes sobre a honestidade do governo. Neste índice, houve uma mudança considerável quando os dados são comparados com o ano de 2020. Em junho passado, 48% viam o presidente como honesto e 38% como desonesto. Hoje, são 52% classificando o presidente como desonesto e 40% considerando Bolsonaro confiável.

O índice incompetência também cresceu. 56% dos entrevistados o consideram incompetente no cargo de chefe do Executivo.

Leia Também: Bolsonaro perdeu 1/3 de seus eleitores de 2018, segundo pesquisa Ipec

Veja mais na matéria que foi ao ar esta quinta-feira (8) no Jornal da Cultura.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças