Notícias

Em discurso, Jair Bolsonaro mente ao dizer que ministro Barroso defende pedofilia

Presidente falou com apoiadores em Porto Alegre e fez falsas acusações ao ministro do STF


10/07/2021 16h27

Em discurso para apoiadores em Porto Alegre neste sábado (10), Jair Bolsonaro (sem partido) atacou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso. O presidente mentiu ao afirmar que o magistrado defende a pedofilia e a liberação das drogas.

“Quero perguntar ao ministro Barroso, do STF, ministro esse que defende a redução da maioridade para estupro de vulneráveis. Ou seja, é a pedofilia o que ele defende. Ministro que defende o aborto, ministro que defende a liberação das drogas. Com essas bandeiras todas, ele não tinha que estar no Supremo, tinha que estar no parlamento para defender as suas bandeiras”, afirmou o presidente.

Barroso nunca defendeu a redução da maioridade para estupro de vulneráveis, inclusive ele não defende a redução da maioridade penal.

O presidente distorceu uma decisão de Barroso de 2017 para criticá-lo. Na época, o STF julgava um caso onde um jovem de 18 anos teve relações sexuais com uma adolescente de 13 anos. O rapaz não quis namorar e ela o denunciou. Diante do contexto, Barroso entendeu que não era caso de presumir o estupro. Na interpretação do ministro, a denúncia poderia ser uma retaliação ao jovem, que não queria oficializar o relacionamento.

Leia também: Pela 1ª vez, maioria das pessoas defendem impeachment de Jair Bolsonaro, diz Datafolha

Após o posicionamento, Barroso pediu vista do caso para analisar o processo melhor.

Novos ataques a Barroso

Esse é o segundo dia seguido que o presidente critica o presidente do TSE. Na última sexta (9), Bolsonaro disse que Barroso é um “idiota” e ameaçou as eleições de 2022.

Segundo presidente, o atual sistema de urnas eletrônicas é passível de fraudes e que é preciso implementar o voto impresso auditável.

Em resposta a Bolsonaro, o TSE emitiu uma nota à imprensa reforçando que, desde que as urnas eletrônicas foram implantadas em 1996, "jamais se documentou qualquer episódio de fraude".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças