ONGs de apoio a estudantes de baixa renda ganham destaque no Estação Livre
Reportagem mostra projetos como Instituto Sol e Fundação Estudar, que concedem bolsas de estudos no Brasil e no exterior
12/07/2021 21h50
No Estação Livre da última sexta (9), a pauta foi bolsa de estudos. Entre diversas iniciativas que oferecem apoio a jovens estudantes de baixa renda, o programa destacou dois projetos: as ONGs Instituto Sol e Fundação Estudar.
Sem fins lucrativos, o Instituto Sol opera por meio de parcerias com colégios considerados de excelência, e concede dez bolsas integrais por ano a estudantes promissores.
"A gente tem a grande missão de identificar jovens talentosos do 9º ano da rede pública e ajudá-los a entrar num ensino médio de maior qualidade", diz Camila Dupleiss, diretora da ONG.
Leia também: Fuga de cérebros: Profissionais deixam o Brasil em busca de perspectivas de trabalho
Além das bolsas, ela destaca que o trabalho do projeto envolve a capacitação dos jovens e o acompanhamento desde o início do ensino médico até o final do ensino superior e o e primeiro ano no mercado de trabalho.
De acordo com Juliana Kagami, analista da Fundação Estudar, as bolsas internacionais oferecidas pelo projeto representam uma mudança de vida: "A gente vê a Estudar fora como uma abertura de portas. Especialmente quando a gente está falando de jovens de baixa renda, de uma condição socioeconômica não favorecida, estudar fora muitas vezes significa quebrar um ciclo de pobreza".
Para o bolsista José Wallison do Nascimento, aluno de medicina na UERJ, chegar à universidade foi uma das suas maiores conquistas. "Sou a primeira pessoa da minha família a entrar na faculdade, então foi grande orgulho não só para mim, mas para todo mundo", conta.
Assista à reportagem:
Para falar sobre educação, a apresentadora Cris Guterres recebeu a empresária Sauanne Bispo e a educadora Eliane Leite para conversar sobre a falta de perspectiva de se encontrar trabalho e os caminhos de conquistar oportunidades de estudo no exterior.
Assista ao Estação Livre na íntegra:
O programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.
REDES SOCIAIS