Notícias

Bolsonaro oficializa indicação de André Mendonça ao STF

Atual advogado-geral da União passará por sabatina e terá indicação votada no plenário


13/07/2021 08h47

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou, nesta terça-feira (13), a indicação de André Luiz de Almeida Mendonça para a vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), aberta após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. A indicação de Mendonça foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Para assumir o cargo, Mendonça ainda terá que se submeter a uma sabatina no Senado Federal e sua indicação será votada no plenário. Ele precisará da maioria dos votos dos 81 senadores para se tornar apto a ocupar a cadeira de ministro da Suprema Corte.

Até que o nome seja avaliado pelo Senado Federal, a quem cabe aprovar ou não os indicados para a Corte, Mendonça seguirá no seu atual cargo, como advogado-geral da União. A expectativa é que ele tenha o nome votado pelos parlamentares após o recesso parlamentar, em agosto.

Mendonça tem pós-graduação em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e é pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília. Ele chefiou a AGU (Advocacia-Geral da União) entre janeiro de 2019 e abril de 2020, depois foi nomeado ministro da Justiça. Em março de 2021, retornou ao cargo na AGU.

Após a oficialização de seu nome, ele se pronunciou nas redes sociais, agradeceu a indicação e disse que reafirma a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

"Coloco-me à disposição do Senado Federal. De forma respeitosa, buscarei contato com todos os membros, que têm a elevada missão de avaliar meu nome. Por fim, ao povo brasileiro, reafirmo meu compromisso com a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Deus abençoe nosso país!", escreveu.

"Com a submissão de meu nome ao Senado Federal, agradeço a Deus pela vida e por essa possibilidade de servir meu país; à minha família, pelo amor recíproco; ao presidente Jair Bolsonaro, pela confiança; aos líderes evangélicos, parlamentares, amigos e todos que têm me apoiado", acrescentou o indicado para o STF.

Leia também: Nesta terça-feira (13), CPI ouve Emanuela Medrades, diretora da Precisa MedicamentosCaixa libera saques e transferências da 3ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em agosto

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças