Notícias

Papa Francisco deixa hospital 10 dias após passar por cirurgia

Pontífice foi submetido a uma cirurgia no intestino grosso para curar uma estenose diverticular sintomática do cólon


14/07/2021 09h00

O papa Francisco, de 84 anos, recebeu alta nesta quarta-feira (14) e deixou o Hospital Agostino Gemelli, em Roma, após ser submetido, no dia 4 de julho, a uma colectomia (cirurgia para retirar parte do cólon), para tratar uma estenose diverticular.

Esta foi a primeira hospitalização do pontífice desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em 2013.

Antes de voltar ao Vaticano, Francisco fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maggiore, maior igreja mariana de Roma. Ali, de acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, diante da Virgem "Salus Populi Romani", ele agradeceu pelo bom êxito da sua cirurgia e dirigiu uma oração por todos os doentes, especialmente por aqueles que encontrou durante os dias de sua internação. 

Ao chegar à Casa Santa Marta, sua residência oficial, o papa ainda cumprimentou policiais de sua escolta e soldados do Exército que faziam a segurança da região.

O pontífice terá mais algumas semanas para se recuperar da cirurgia antes de começar a viajar novamente, em setembro. Ele planeja visitar a Hungria e a Eslováquia e, em novembro, a Escócia, para participar da Conferência da ONU sobre o clima (a COP26), Malta e Chipre também estão na programação.

Leia também: Gilmar Mendes determina que Saúde avalie inclusão de adolescentes em vacinação contra Covid-19Caixa libera saques e transferências da 3ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em setembro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças