Papa Francisco deixa hospital 10 dias após passar por cirurgia
Pontífice foi submetido a uma cirurgia no intestino grosso para curar uma estenose diverticular sintomática do cólon
14/07/2021 09h00
O papa Francisco, de 84 anos, recebeu alta nesta quarta-feira (14) e deixou o Hospital Agostino Gemelli, em Roma, após ser submetido, no dia 4 de julho, a uma colectomia (cirurgia para retirar parte do cólon), para tratar uma estenose diverticular.
Esta foi a primeira hospitalização do pontífice desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em 2013.
Antes de voltar ao Vaticano, Francisco fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maggiore, maior igreja mariana de Roma. Ali, de acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, diante da Virgem "Salus Populi Romani", ele agradeceu pelo bom êxito da sua cirurgia e dirigiu uma oração por todos os doentes, especialmente por aqueles que encontrou durante os dias de sua internação.
Ao chegar à Casa Santa Marta, sua residência oficial, o papa ainda cumprimentou policiais de sua escolta e soldados do Exército que faziam a segurança da região.
O pontífice terá mais algumas semanas para se recuperar da cirurgia antes de começar a viajar novamente, em setembro. Ele planeja visitar a Hungria e a Eslováquia e, em novembro, a Escócia, para participar da Conferência da ONU sobre o clima (a COP26), Malta e Chipre também estão na programação.
Leia também: Gilmar Mendes determina que Saúde avalie inclusão de adolescentes em vacinação contra Covid-19; Caixa libera saques e transferências da 3ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em setembro
REDES SOCIAIS