Notícias

Dia Internacional Nelson Mandela: Relembre a trajetória do ícone da luta pela igualdade

É a 11ª vez que a homenagem é comemorada; Líder sul-africano completaria 103 anos de idade


14/07/2021 20h21

Dia 18 de julho é comemorado o Dia Internacional Nelson Mandela (1918 – 2013). A data marca o aniversário do ex-presidente da África do Sul que lutou contra o apartheid e se tornou um ícone da luta por direitos igualitários entre diferentes etnias.

A homenagem foi estabelecida em novembro de 2009, na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Em 2021, a data será comemorada pela 11º vez, quando o líder sul-africano completaria 103 anos de idade. No texto da resolução que estabeleceu o dia de Mandela, é mencionado o empenho dele na promoção dos direitos humanos, solução de conflitos e igualdade de gênero.

Nelson Mandela nasceu em um vilarejo chamado Mvezo, na África do Sul. Ele foi o primeiro membro de sua família a frequentar a escola.

Depois da institucionalização do apartheid no país, sistema que garantiu poderes políticos apenas para os brancos, institucionalizou a segregação e proibiu relacionamentos inter-raciais, no fim da década de 40, Mandela ingressou na luta pelo fim do regime racista. Madiba, como também é conhecido, se tornou líder do Congresso Nacional Africano — organização que atuava pelo fim do apartheid.

Veja Mais: Webstory: Relembre a trajetória de Nelson Mandela

Em 1962, depois de participar de protestos contra a segregação racial, Mandela foi preso. Dois anos depois, sofreu uma sentença de prisão perpétua. O ativista só viu a liberdade novamente 27 anos depois, devido às pressões da comunidade internacional e da ONU.

Depois de liberto, a jornada de Madiba por igualdade continuou. No ano de 1990, um plebiscito realizado apenas entre os brancos revogou o apartheid. A mudança contou com grande influência de Mandela, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, ao lado de Frederick de Klerk, presidente sul-africano à época.

Em 1994, na primeira eleição aberta para a população negra, Madiba foi eleito presidente da África do Sul e promoveu várias reformas igualitárias. Nelson Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, por conta de problemas pulmonares.

Leia Também: Sancho responde ataques racistas que sofreu após a final da Eurocopa: “ódio nunca vai vencer”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças