Notícias

Dia Internacional Nelson Mandela: Relembre a trajetória do ícone da luta pela igualdade

É a 11ª vez que a homenagem é comemorada; Líder sul-africano completaria 103 anos de idade


14/07/2021 20h21

Dia 18 de julho é comemorado o Dia Internacional Nelson Mandela (1918 – 2013). A data marca o aniversário do ex-presidente da África do Sul que lutou contra o apartheid e se tornou um ícone da luta por direitos igualitários entre diferentes etnias.

A homenagem foi estabelecida em novembro de 2009, na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Em 2021, a data será comemorada pela 11º vez, quando o líder sul-africano completaria 103 anos de idade. No texto da resolução que estabeleceu o dia de Mandela, é mencionado o empenho dele na promoção dos direitos humanos, solução de conflitos e igualdade de gênero.

Nelson Mandela nasceu em um vilarejo chamado Mvezo, na África do Sul. Ele foi o primeiro membro de sua família a frequentar a escola.

Depois da institucionalização do apartheid no país, sistema que garantiu poderes políticos apenas para os brancos, institucionalizou a segregação e proibiu relacionamentos inter-raciais, no fim da década de 40, Mandela ingressou na luta pelo fim do regime racista. Madiba, como também é conhecido, se tornou líder do Congresso Nacional Africano — organização que atuava pelo fim do apartheid.

Veja Mais: Webstory: Relembre a trajetória de Nelson Mandela

Em 1962, depois de participar de protestos contra a segregação racial, Mandela foi preso. Dois anos depois, sofreu uma sentença de prisão perpétua. O ativista só viu a liberdade novamente 27 anos depois, devido às pressões da comunidade internacional e da ONU.

Depois de liberto, a jornada de Madiba por igualdade continuou. No ano de 1990, um plebiscito realizado apenas entre os brancos revogou o apartheid. A mudança contou com grande influência de Mandela, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, ao lado de Frederick de Klerk, presidente sul-africano à época.

Em 1994, na primeira eleição aberta para a população negra, Madiba foi eleito presidente da África do Sul e promoveu várias reformas igualitárias. Nelson Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, por conta de problemas pulmonares.

Leia Também: Sancho responde ataques racistas que sofreu após a final da Eurocopa: “ódio nunca vai vencer”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)