Notícias

"Redes sociais criaram uma ciência da hipocrisia", diz Pondé

A hipocrisia na política, na internet e nas relações pessoais está em pauta no Linhas Cruzadas desta quinta (15), com Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama


15/07/2021 22h50

O Linhas Cruzadas desta quinta (12), com o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama, discutiu o tema da hipocrisia. 

Para Pondé, as redes sociais têm papel importante na discussão sobre o tema nos dias de hoje. "As redes sociais transformaram a hipocrisia num processo sistêmico de viabilização de carreira profissional. A hipocrisia sempre existiu no meio humano, sempre fez parte da sociedade, mas com as redes sociais, você criou uma ciência da hipocrisia", afirmou. 

Leia também: Pondé: "Não há como viver como gente grande sem contemporizar conflitos"

No debate, o filósofo cita o livro Todo Mundo Mente: Big Data, Novos Dados e o que a Internet nos Diz Sobre Quem Realmente Somos, do ex-cientista do dados do Google Seth Stephens Davidowitz: "Ele fala como nos Estados Unidos é comum as mulheres baterem fotos dos seus maridos cozinhando, aquela coisa do casal feliz. A gente sabe que o Instagram é uma ferramenta de hipocrisia, então está lá todo mundo feliz, o cara cozinhando, a mulher tomando vinho. Mas, o livro fala que, ao mesmo tempo, as duas perguntas que as americanas mais fizeram ao Google em 2017 foram: 'como saber se meu marido tem uma amante' e 'como saber se meu marido é gay'. O que significam essas perguntas? Escassez de vida sexual do casal".

"O que Davidowitz está querendo mostrar é que as redes sociais, incluindo buscadores como parte da internet, têm diferenças entre elas. Se você mente para o Waze, que é um buscador, ele te leva para o endereço errado. Então, você não pode mentir para o Google. Se você quer saber o que a pessoa de fato é, você tem que saber o que ela busca no Google, e não o que ela posta", completou. 

Leia também: "Não existe democracia sem hipocrisia", diz Pondé no Linhas Cruzadas

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças