Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Por meio de ações sociais, o projeto Fazendinhando ajuda uma comunidade na zona oeste de São Paulo a melhorar a qualidade de vida das famílias.

Ester Carro, presidente da iniciativa, nasceu e cresceu no Jardim Colombo, bairro pobre da zona sul de São Paulo, que vive na sombra do Morumbi, uma das regiões mais ricas da capital paulista. Ela hoje é arquiteta e dedica seu tempo e conhecimento pra mudar a paisagem das cinco mil famílias que vivem aqui.

“Vejo a arquitetura como uma ferramenta de transformação social. Não quero que as mulheres e crianças passem pelo que eu passei na infância, de ter que morar em ambientes precários”, comenta Ester.

A primeira mudança que ela fez com a ajuda de toda comunidade pode ser medida em caminhões de lixo. Foram 100 caminhões tirados do terreno próximo às famílias, que era um lixão, para transforma-lo no parque fazendinha.

Leia Também: São Paulo cria centro de estudos para inserção de negros no mercado de trabalho

“Paralelo a essa transformação física, nós também começamos uma transformação cultural. Mensalmente, começamos a ter atividades de arte, cultura e conscientização ambiental, trabalhando muito de forma lúdica para mostrar aos moradores que o espaço é deles”, relata a presidente do Fazendinhando.

Além da parte cultural, a iniciativa criou cursos de culinária e construção civil para 60 mulheres da comunidade e arrecadou doações para alimentar quem estava passando fome.

O projeto recebeu um convite para participar de um intercâmbio com comunidades da Colômbia. Para colaborar com o dinheiro da compra de passagens e outras despesas basta entrar no site da campanha.

Veja mais sobre o projeto Fazendinhando na matéria que foi ao ar esta sexta-feira (16) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Greve dos ferroviários chega ao fim após acordo com a CPTM