Notícias

Rincon Sapiência, Margareth Menezes e outras personalidades falam sobre finanças no Estação Livre

Sob o comando da jornalista Cris Guterres, o programa especial sobre educação financeira recebe Nina Silva, do movimento Black Money, e a economista Gabriela Chaves, CEO do NoFront e o analista financeiro Gustavo de Paula


16/07/2021 22h10

Nesta sexta (16), o Estação Livre fala sobre educação financeira. Para discutir o assunto, a reportagem conversou com personalidades como o rapper Rincon Sapiência, o DJ KL Jay, o cantor e compositor Russo Passapusso, a montanhista Aretha Duarte e a cantora e compositora Margareth Menezes.

"Hoje em dia se discute o black money, que é fazer o dinheiro circular mais entre os pretos", diz Rincon. "Não acontece da noite para o dia. Nós, por nossa vez, necessitamos muito de nos fortalecer, estruturar isso economicamente, psicologicamente e socialmente", completa o rapper. 

Leia também: Conta Black: Empreendedor negro criou fintech após ter crédito negado no banco

Para DJ KL Jay, do Racionais MC's, o assunto tem a ver com autonomia e independência: "O mundo gira por conta da economia, então quanto mais a gente tiver a nossa própria economia, fazer o dinheiro girar entre nós, mais autonomia e independência e gente vai ter", afirmou. 

A montanhista Aretha Duarte, primeira mulher negra latino-americana a escalar o Everest, também falou à reportagem sobre a importância da educação financeira. "Acredito ser fundamental cuidar das minhas finanças porque esse cuidado vai me gerar instrumentos, recursos, para que haja transformação na minha vida, no meu entorno", diz a atleta.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Cultura em maio, ela falou sobre como foi o planejamento para financiar a expedição ao ponto mais alto do planeta. 

Leia também: Plataforma NoFront usa rap como ferramenta para ensinar educação financeira

Russo Passapusso, do grupo Baiana System, comparou a educação financeira e o dinheiro a sementes: "Essa semente tem que gerar frutos que ajudem a gente a quebrar o ciclo, o vício desse racismo estrutural. a gente vem de um processo escravista e encontra dentro do trabalho várias forças  que levam a gente ao caminho da escravidão a todo momento".

"Já se sabe que existe uma grana, um dinheiro afro, porque o povo afro-brasileiro é um grande consumidor. Então, essa é a ideia, a pessoa entender que existe esse mercado e tomar cuidado, não gastar mais do que pode", completa a cantora Margareth Menezes.

Veja a reportagem:

Para falar sobre finanças, o Estação Livre recebeu Nina Silva, do movimento Black Money, a economista Gabriela Chaves, CEO do NoFront e o analista financeiro Gustavo de Paula.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças