Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebeu o jornalista e escritor Laurentino Gomes.

Durante o programa, a historiadora Paula Carvalho quis saber do escritor sua opinião em relação a derrubada de estátuas e monumentos de personagens escravistas, algo que aconteceu nos Estados Unidos e Europa no ano passado. Mesmo acreditando que as imagens tem o caráter racista, ele disse que é necessário ter cuidado em relação a esse assunto.

Leia também: "Os fatos cotidianos insistem em demostrar que a escravidão é assunto da realidade brasileira", afirma Laurentino Gomes

“Sou contra as coisas feitas de forma impulsiva. O Brasil não protege e nem valoriza seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Se a gente permitir que um grupo de garotos insuflados pelas redes sociais derrubem estatuas de forma arbitrária, poderemos estar estimulando o vandalismo”, disse o entrevistado.

Fazendo de forma pensada, o escritor afirmou ser a favor da remoção dessas estátuas, pois, segundo ele, elas fundamentam uma narrativa que valoriza um grupo em detrimento de outro.

Assista ao trecho completo:


Participaram da bancada Eliana Alves Cruz, escritora, jornalista e roteirista; Michael França, pesquisador do INSPER e colunista da Folha de S. Paulo; Paula Carvalho, historiadora e editora da Revista Quatro Cinco Um; Pedro Doria, editor do Canal Meio e Rosane Borges, jornalista e pesquisadora da ECA-USP.

Assista ao programa na íntegra:

O Roda Viva vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.