Notícias

Academia Brasileira de Letras inclui 'feminicídio', 'negacionismo' e 'home office' em vocabulário

Ao todo, mil palavras novas foram incluídas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp); atualizações não eram feitas desde 2009


23/07/2021 13h00

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nesta semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), com mil palavras novas. O documento, que não era atualizado desde 2009, conta agora com 382 mil palavras oficialmente reconhecidas no português.

A ABL acrescentou palavras como “feminicídio”, “sororidade”, “negacionismo” e “pós-verdade”, além de “crossfit” e outras relacionadas à pandemia do novo coronavírus, como “home office”, “lockdown” e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula: “covid-19”. É possível consultar a grafia das “novas” palavras de forma on-line.

“Muitos acréscimos estão relacionados aos novos termos originados do desenvolvimento científico e tecnológico, às palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus”, explica a academia.

Veja alguns exemplos e seus significados, segundo a ABL:

Feminicídio: delito de homicídio praticado contra mulher decorrente de violência doméstica ou familiar e/ou por motivo de menosprezo ou discriminação de gênero.

Negacionismo: atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam.

Home office: no Brasil, significa trabalhar de casa, mas, no inglês, a expressão equivalente seria "work from home". Literalmente, em inglês, "home office" significa "escritório de casa". 

Sororidade: sentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres. 

Lockdown: medida de caráter transitório imposta, em geral, por uma autoridade competente do Poder Executivo para proteger a população de perigo, como numa pandemia, por exemplo; consiste no impedimento ou controle rigoroso do deslocamento de pessoas, da circulação de veículos e do funcionamento de estabelecimentos em determinado local ou região. 

Leia também: Governo do Rio de Janeiro anuncia volta às aulas presenciais no estadoPor que orientais ficam vermelhos quando consomem bebida alcoólica? Especialistas explicam

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças