Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Tânia Cai/TV Cultura
Tânia Cai/TV Cultura

Nesta sexta (23), o Estação Livre ganhou uma edição especial sobre o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

Para discutir o assunto, a jornalista Cris Guterres bateu um papo com apresentadoras negras da TV Cultura sobre representatividade. 

Participaram da roda de conversa Adriana Couto, atual apresentadora do programa Metrópolis, Flávia dos Prazeres, do Café Filosófico, Maria Amélia Rocha, pioneira do programa Panorama e que também passou pelo Metrópolis, Joyce Ribeiro, atual âncora do Jornal da Tarde, e Cinthya Rachel, que marcou gerações como a personagem Biba, do Castelo Rá-Tim-Bum, e comandou o programa RG. 

Leia também: Por que 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha?

"Quando eu cheguei no estúdio e vi as maquiadoras sabendo mexer no meu cabelo, sabendo fazer minha maquiagem, falei: 'nossa, essas mulheres passaram por aqui'. E tem todo um legado, uma construção que já está feita, que vocês construíram isso", comentou Flávia.

Sobre ter sido uma das primeiras apresentadoras negras da emissora, Maria Amélia afirmou: "Me dá emoção. Eu cheguei na TV Cultura vindo da imprensa escrita e não me passava pela cabeça porque não era uma coisa que acontecesse com frequência vir a ser uma apresentadora de TV".

Leia também: Representatividade política de mulheres negras, trans e indígenas é pauta no Estação Livre

Cris Guterres citou, ainda, a colega Didi Couto como uma de suas inspirações: "Um belo dia, ligando a televisão como telespectadora, encontro Didi apresentando o Metrópolis. Você não faz ideia da emoção que foi ver você ali apresentando o programa."

"Que bom que você viu e que de alguma forma você se imaginou nesse lugar, porque a gente não se imaginar no lugar é muito cruel. Quando passam alguns anos e você está nele, e você se sente plena e realizada, você diz: 'ué, por que eu não me permiti sonhar com isso?'", respondeu a jornalista. 


Confira:

Para falar sobre a presença da mulher negra na política, na televisão, nas artes e nos negócios, Cris Guterres recebeu no estúdio Eliane Dias, empresária dos Racionais MC's, e Maria Sylvia Oliveira, coordenadora de políticas de promoção de igualdade de gênero e raça do Geledés.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.