Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Mulheres pretas são as protagonistas do Estação Livre desta sexta (23), que comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado neste domingo.

Para falar sobre grupos sub-representados na política, o programa ouviu Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, Joenia Wapichana, deputada federal, Major Denice, superintendente da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e as vereadoras Carol Dartora e Erika Hilton.

Leia também: Apresentadoras negras da TV Cultura conversam sobre representatividade no Estação Livre

"Marielle Franco para mim foi uma mulher que inspirou muitas outras, que infelizmente foi assassinada covardemente", diz Anielle, irmã da vereadora morta a tiros no Rio de Janeiro em 2018. Como diretora do Instituto Marielle Franco, ela atua contra a violência política direcionada a mulheres negras, trans, indígenas e quilombolas. 

Primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana foi eleita por Roraima em 2018. "Para mim é uma honra ser a primeira mulher indígena eleita, mas também quero que sirva de inspiração a outras mulheres. Sou a primeira, mas não quero ser única nem a última", afirma.

Também são pioneiras as vereadoras Carol Dartora e Erika Hilton, eleitas em 2020 em Curitiba e São Paulo, respectivamente.

Carol é a primeira mulher negra a assumir o cargo de vereadora em Curitiba. "Essa invisibilidade da população negra em Curitiba sempre foi me empurrando para questionar o que isso significava, por que toda vez que eu saía na rua, não era vista como uma mulher da cidade, como uma mulher curitibana", conta. 

Leia também: Por que 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha?

"Isso começa quando eu vou tomando consciência de que o meu corpo preto, travesti, vindo da periferia, foi um corpo marcado para viver às margens, sem direitos. Vou entendendo a necessidade de ocupar outros lugares, em especial lugares públicos, políticos, para trazer dignidade, respeito, humanidade para a minha população e para mim enquanto pessoa", reflete a vereadora paulista.

"Por que só agora, em 2021, nós estamos ocupando este lugar?", questiona Erika. 

Veja a reportagem:


Para falar sobre a presença da mulher negra na política, na televisão, nas artes e nos negócios, Cris Guterres recebeu no estúdio Eliane Dias, empresária dos Racionais MC's, e Maria Sylvia Oliveira, coordenadora de políticas de promoção de igualdade de gênero e raça do Geledés.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.