Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Beatriz Girão/TV Cultura
Beatriz Girão/TV Cultura

O Estação Livre desta sexta (23) teve edição especial sobre o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

Para falar sobre as origens da data, a reportagem do programa conversou com a advogada Cláudia Luna, especialista em direito das mulheres. 

Leia também: Apresentadoras negras da TV Cultura conversam sobre representatividade no Estação Livre

"O dia 25 de julho é uma data extremamente marcante. É o dia que simboliza o ano de 1992, quando mulheres negras de diferentes países da América Latina e do Caribe se reúnem em Santo Domingo, na República Dominicana, uma vez que observam que as desigualdades estruturais de gênero e raça oprimem as mulheres negras independente da localidade em que elas estejam", explica a advogada.

A celebração também é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder do quilombo Quariterê, que viveu no século XVIII. "[Tereza] é o grande símbolo desse dia, porque ela marca o protagonismo das mulheres negras. Grande líder do quilombo, ela estabeleceu nesse quilombo uma organização política, econômica e administrativa", continua a especialista.

Leia também: Representatividade política de mulheres negras, trans e indígenas é pauta no Estação Livre

"A gente não pode nunca esquecer a grande máxima de Angela Davis que diz que quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela. Nesse contexto é inevitável, irreversível, irrefreável. Não tem mais como parar essa revolução; e se essas revolução tem uma cara, ela tem a cara de mulher preta", completa. 

Veja a reportagem:


Para falar sobre a presença da mulher negra na política, na televisão, nas artes e nos negócios, Cris Guterres recebeu no estúdio Eliane Dias, empresária dos Racionais MC's, e Maria Sylvia Oliveira, coordenadora de políticas de promoção de igualdade de gênero e raça do Geledés.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas e com apresentação de Cris Guterres, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.