Após um ano e quatro meses do início da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde divulgará protocolo de ação para o tratamento dos pacientes da doença em todo o Brasil. O guia, ainda em elaboração, definirá medidas para cada etapa da doença, desde o tratamento pré-hospitalar até os medicamentos utilizados.
Leia também: Durante a pandemia, ONG "Banco de Alimentos" amplia a doação de comidas que seriam desperdiçadas
Ao Jornal da Tarde, Carlos Carvalho, coordenador de protocolos de tratamento de COvid-19 do Ministério da Saúde, afirmou que a ideia é uniformizar os tratamentos e preparar a equipe médica para prestar a assistência necessária.
“Essas recomendações, principalmente para os hospitais SUS, não são somente um documento escrito. Teremos um infográfico e aulas na plataforma do ministério para ensinar os protocolos às equipes médicas”, explicou Carlos.
A publicação do guia está prevista para setembro deste ano. O Ministério da Saúde também deverá criar protocolos voltados para escolas e empresas para evitar a contaminação pela Covid-19.
Leia também: Brasil perde 28.700 indústrias e 1,4 milhão de empregos em seis anos
A pneumologista Margareth Dalcolmo reforçou a necessidade de respeitar as orientações de distanciamento e uso de máscaras para se proteger contra a variante Delta, que “possui uma capacidade de transmissão muito superior às que estão disseminadas hoje entre nós”, afirmou.
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta segunda-feira (26):
REDES SOCIAIS