Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/CNN | Edilson Rodrigues/Agência Senado
Reprodução/CNN | Edilson Rodrigues/Agência Senado

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou nesta segunda (26) que abriu um boletim de ocorrência contra o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) por injúria, calúnia e difamação.

A parlamentar conversou com jornalistas nesta tarde, depois de deixar a 2° Delegacia da Polícia Civil, na Asa Norte, em Brasília, para prestar depoimento sobre o incidente que a deixou ferida em seu apartamento funcional.

Leia mais: Joice Hasselmann diz ter encontrado objeto suspeito em apartamento funcional

"Eu abri um boletim de ocorrência contra o senador Styvenson, também vou levar o caso hoje mesmo ao Conselho de Ética do Senado. O senador Styvenson fez uma live em que me acusou de ter usado drogas. Eu sequer jamais fumei um cigarro na vida", afirmou a parlamentar.

Em uma live no Instagram (já apagada da rede social), o senador respondeu a uma pergunta sobre "aquela deputada feminista que apareceu com oito fraturas e quer livrar a cara do marido", nas palavras de outro participante da transmissão. 

Leia mais: Marido de Joice Hasselmann nega qualquer agressão contra esposa em entrevista coletiva

“Aquilo ali, das duas uma - ou duas de quinhentos: [o senador gesticula com as mãos na cabeça, simulando chifres], ou uma carreira muito grande [inspira, sugerindo uso de cocaína], aí ficou doida e pronto, saiu batendo em casa", disse o parlamentar. O trecho do vídeo foi divulgado pelo portal Metrópoles e circula pelas redes sociais.  

Segundo a deputada, além da denúncia à Justiça e ao Conselho de Ética, também será feito um pedido de indenização. "Não vou aceitar canalhas como ele ou qualquer outro fazendo qualquer tipo de ilação", afirmou a deputada. 

"Além do crime de injúria, calúnia e difamação, ele está atribuindo a mim um ato criminoso. [...] Eu não tenho medo de marmanjão cheio de músculos, metidão a delegado disso ou daquilo, que vai para rede social agredir mulher. Se ele acha que, porque ele tem um monte de músculos e pouco cérebro, eu vou me dobrar para ele, está muito enganado. Porque aqui é exatamente o inverso, aqui tem pouco músculo e muito cérebro então ele vai ter que responder e vai ser cassado pelo que ele disse”, continuou a parlamentar.

A Cultura entrou em contato com o senador Styvenson Valentim para solicitar um posicionamento, mas não houve resposta até a publicação deste texto.

Entenda o caso

A deputada relatou ter acordado na manhã de 18 de julho em uma "poça de sangue" e com diversos ferimentos, em seu apartamento funcional, em Brasília. Exames mostraram que a parlamentar sofreu diversas fraturas no rosto e corpo, teve dois dentes quebrados e diversos hematomas.

Ela afirma não se lembrar do que houve e acionou a polícia para investigar o caso. Embora não descarte a possibilidade de um acidente, Joice diz suspeitar de um ataque. Ela negou as especulações de que seu marido, que estava no local no momento do incidente, tenha a agredido.