Notícias

Estudo da USP mostra desigualdade na cobertura vacinal em diferentes regiões de São Paulo

Regiões centrais têm porcentagens maiores de vacinação contra a Covid-19 quando comparadas às periferias, revela levantamento da FAU


26/07/2021 21h19

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) revelou as desigualdades na cobertura vacinal contra a Covid-19 em diferentes regiões do estado. 

De acordo com a plataforma Vacina Já, do governo paulista, 75,05% da população maior de 18 anos do estado recebeu pelo menos uma dose do imunizante. O número corresponde a 57,24% da população total; 20,45% têm esquema vacinal completo.

Leia também: Bolsonaro muda discurso e sinaliza 'veto parcial' do fundo eleitoral, que pode ficar em R$ 4 bi

Cruzando os dados da vacinação com as estimativas populacionais do Censo, os pesquisadores demonstraram que algumas regiões, como o bairro da Sé, no centro da capital, têm 100% do público-alvo imunizado, enquanto em outras, menos de 30% dos que poderiam se vacinar estão imunizados. 

É esse o caso do bairro Cidade Tiradentes, na periferia da capital. De forma geral, quanto mais pobre e mais distante do centro, menor o acesso às vacinas, mostra a pesquisa. "São lugares onde têm os mais pobres, mais periféricos em geral e mais negros", explica Paula Santoro, coordenadora da pesquisa.


Para Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização, além de dificuldades no acesso à informação sobre as vacinas, um fator que pode explicar a desigualdade é a falta de oportunidades para ir a um posto de saúde. 

"Quando a gente fala de acesso, a gente está falando também do horário de funcionamento. As pessoas estão precisando trabalhar, estão flexibilizando, colocando a vida em risco para poder se sustentar. E como elas largam o trabalho para ir se vacinar? 'Ah, funciona no sábado', mas muita gente trabalha no sábado", afirma a especialista. 


Leia também:
Joice Hasselmann diz ter encontrado objeto suspeito em apartamento funcional

Veja mais na reportagem do Jornal da Tarde:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ