Notícias

Governo Bolsonaro publica foto de homem armado para parabenizar pelo Dia do Agricultor

Presidente da República é um entusiasta do armamento da população, em especial na área rural


28/07/2021 11h53

O governo federal utilizou a foto de um homem com um rifle no campo para comemorar o Dia do Agricultor, celebrado nesta quarta-feira (28). A publicação foi feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência em redes sociais.

"Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo", diz o texto que acompanha a foto.

A publicação gerou diversos comentários críticos dos usuários, por conta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser um entusiasta do armamento da população, especialmente em áreas rurais.

Um dos internautas apontou a origem da foto, que foi retirada do banco de imagens iStock, que é pago. Neste site, a foto tem a seguinte a descrição: "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando".

Política armamentista

Em 2019, Bolsonaro sancionou uma lei que cria a chamada posse rural estendida. A posse é o direito de ter uma arma em casa. A lei ampliou esse conceito em propriedades rurais, permitindo que um fazendeiro ou produtor rural ande com uma arma em toda a sua fazenda, e não apenas na sua casa.

Também no primeiro ano de governo, o presidente defendeu um excludente de ilicitude para produtores rurais em casos de invasão. Com isso, fazendeiros que atirarem contra invasores poderiam não ser punidos. A proposta, contudo, não foi para frente.

O site da TV Cultura entrou em contato com o Palácio do Planalto, mas até a publicação desta nota, não obteve retorno.

Leia também: Rio retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quarta (28), após paralisaçãoÓrgão da Câmara contradiz Bolsonaro e aponta que piso do fundo eleitoral é de R$ 800 milhões

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças