Bolsonaro rebate STF e diz que Corte cometeu crime durante a pandemia
Presidente reagiu a vídeo publicado pelo Supremo que negava proibição ao Governo Federal de agir contra a pandemia
29/07/2021 18h43
O presidente Jair Bolsonaro rebateu vídeo publicado pelo Supremo Tribunal Federal na última quarta-feira (28) que negava proibição ao Governo Federal de agir contra a pandemia.
Em conversa com apoiadores nesta quinta (29), Bolsonaro afirmou que a Corte cometeu crime "ao dizer que prefeitos e governadores poderiam suprimir direitos, inclusive, o de ir e vir". O presidente faz referência à medidas como a restrição da abertura para comércio e toque de recolher.
Em decisão do início de 2020, o Plenário do STF estabeleceu que União, estados, Distrito Federal e municípios "têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus". A publicação nas redes sociais da Corte diz que "é verdadeiro que o STF decidiu que União, estados e prefeituras tinham que atuar juntos com medidas para proteger a população" e aponta como "fake news" a narrativa reforçada pelo presidente.
No Twitter, Bolsonaro voltou a falar sobre o assunto e afirmou que "o STF delegou poderes para que estados e municípios fechassem o comércio, decretassem lockdown, fechassem igrejas, prendessem homens e mulheres em praças públicas ou praias". Segundo o presidente, Governo Federal "mobilizou toda sua estrutura" para apoiar medidas de Saúde.
Leia mais: Eduardo Pazuello presta depoimento à Polícia Federal sobre o caso Covaxin
REDES SOCIAIS