Notícias

CPI da Covid retoma trabalhos com depoimento do reverendo Amilton nesta terça-feira (3)

Comissão do Senado teve depoimentos suspensos por duas semanas por conta do recesso parlamentar; durante este período, foram analisados documentos de pessoas e empresas investigadas


02/08/2021 10h13

Após o fim do recesso do Legislativo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid retoma os trabalhos nesta semana com depoimentos de intermediários que negociaram vacinas com o governo federal sem o aval das fabricantes dos imunizantes.

Estão previstos os seguintes depoimentos:

Terça-feira (3) - reverendo Amilton

Quarta-feira (4) - coronel Marcelo Blanco

Quinta-feira (5) - empresário Airton Cascavel

Inicialmente, estava previsto o depoimento de Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, para quarta-feira. Porém, ele viajou para a Índia em 25 de julho, tendo sido notificado pela secretaria da CPI somente no dia seguinte. A previsão é que ele seja ouvido na próxima semana. É a terceira vez que a data da oitiva do empresário será transferida. 

Em entrevista à Globo News, no último domingo (1º), o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse que, na quarta, o coronel Marcelo Blanco será ouvido pelos senadores - ele teria presenciado um pedido de propina para compra de vacinas. Na quinta (5), será a vez do empresário Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, que trabalhou próximo do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Nesta terça, os senadores também votarão requerimentos com pedidos de convocações, quebras de sigilos, informações e audiências públicas que devem orientar a atuação do colegiado até o dia 5 de novembro — prazo final prorrogado da CPI.

Durante essas duas semanas de recesso parlamentar, membros da comissão tiveram a ajuda da Receita Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Federal, para analisar diversos documentos de pessoas e empresas investigadas. 

"Neste tempo, nossas equipes ficaram analisando documentos, cruzando sigilos fiscais, sigilos bancários e recebendo outros documentos que são objeto das nossas investigações", declarou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), segundo nota do Senado Federal.

Randolfe também disse que a cúpula da CPI pedirá o bloqueio de bens de duas empresas de Francisco Maximiano: a Precisa Medicamentos e a Global.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (2):

Leia também: Caixa libera saques e transferências da 4ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em janeiroRodízio de veículos volta ao horário tradicional em São Paulo nesta segunda-feira (2)

    ÚLTIMAS DO FUTEBOL

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

    EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

    Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

    Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

    Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças