Notícias

Bolsonaro volta a atacar Barroso e acusa presidente do TSE de buscar "eleição suja"

Ministro tem posição contrária ao voto impresso defendido pelo presidente da República


02/08/2021 14h47

Nesta segunda-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, por sua posição contrária ao voto impresso. Desta vez, ele questionou se "só o Barroso está certo" e afirmou que o ministro quer uma "eleição suja e não democrática".

"Não é voto impresso pelo voto impresso. É uma forma de se ter certeza que não vai haver manipulação. Ou só o Barroso está certo? Alguém acredita no ministro Barroso?", declarou Bolsonaro, em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

"Estamos lutando e temos um limite, é fazer com que as eleições sejam limpas e democráticas. Quem quer eleição suja e não democrática é o ministro Barroso. E ele se intitula como não pode ser criticado", acrescentou.

Horas após as declarações de Bolsonaro, 15 ex-presidentes do TSE desde 1988 e a atual cúpula divulgaram uma nota defendendo o atual modelo de eleições no Brasil. Os ministros e ex-ministros concordam que o voto impresso não é um mecanismo adequado de auditoria a se somar aos já existentes por ser menos seguro do que o voto eletrônico, em razão dos riscos decorrentes da manipulação humana e da quebra de sigilo.

Antes da divulgação da nota, o presidente questionou porque outros ministros do Supremo não se manifestavam de forma contrária: "Não consigo entender porque outras pessoas do Supremo não falam o contrário, como se o Barroso fosse o dono da verdade", disse.

Leia também: ONG marca 500 dias de ações em comunidades para ajudar famílias afetadas pela pandemiaMilitares ignoram regra, falam de política e mostram alinhamento a Bolsonaro nas redes sociais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças