Notícias

“Momentos de crise nos convidam a fortalecer a confiança da sociedade nas instituições”, diz Fux

Atual ministro e presidente do STF reforçou a importância da democracia, do diálogo e do respeito às instituições em discurso de abertura dos trabalhos do Supremo


02/08/2021 16h21

Os trabalhos no Supremo Tribunal Federal (STF) retornaram nesta segunda-feira (2) e o ministro e presidente do Supremo Luiz Fux discursou a favor da democracia, do diálogo e das instituições.

Fux não citou as recentes manifestações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em defesa do voto impresso, mas afirmou que o “povo brasileiro jamais aceitaria que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora dos limites da Constituição”.

Leia também: Diretora da Precisa recebeu chamadas de Luis Carlos Heinze e de militar da Defesa

“Numa sociedade democrática, momentos de crise nos convidam a fortalecer – e não deslegitimar – a confiança da sociedade nas instituições”, disse, e alertou sobre o perigo de ruir democracias uma vez ausente o respeito às instituições.

Ao pedir atenção aos “ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública”, Fux citou Tiradentes, Esperança Garcia, Princesa Izabel, Rui Barbosa, Oswaldo Cruz e Irmã Dulce: “Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos pelo suor e pelo sangue dos brasileiros que viveram em prol da construção da democracia de nosso país”.

Leia também: Na próxima quarta-feira (11), acontece o 2º Fórum Líderes TV “Mulheres América Latina”

Fux finalizou seu discurso reforçando a importância de ouvir a voz das ruas, uma vez que “o brasileiro clama por saúde, paz e honestidade, além da vacina contra Covid-19, emprego e comida na mesa”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças