Notícias

23,5% dos casos de Covid-19 na Grande São Paulo é da variante Delta, aponta estudo

Duas semanas após o anunciar a primeira transmissão comunitária, cepa se espalha com velocidade pela capital paulista


03/08/2021 20h52

A variante delta (B.1.617) já circula na capital paulista. Segundo levantamento do Instituto Adolfo Lutz, 23,5% dos testados positivos para Covid-19 na Grande São Paulo carregam a cepa indiana. Os dados são do último relatório de monitoramento de variantes publicado pelo instituto ligado ao governo paulista no último domingo (1º).

Em relação ao estado inteiro, a incidência de casos da variante delta é de 4%. Mesmo parecendo um número pequeno, causa preocupação. A cepa já mostra ascendência em relação à gama (P.1).

O estudo foi publicado menos de duas semanas após a Prefeitura de São Paulo confirmar a transmissão comunitária da cepa. Os dados mostram um crescimento rápido dos casos e indícios de ser uma variante mais agressiva.

A delta também apresenta incidência relevante na região de Taubaté, no interior, com prevalência de 9,5%.

Leia também: Surto da variante Delta da Covid-19 força um novo confinamento na China

O mapeamento do Instituto Adolfo Lutz é feito semanalmente com base nos testes recolhidos em todo o estado. Mas importante lembrar que o Brasil faz menos testes do que o ideal, o que afeta no número de sequenciamento genômico.

Preocupação

Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde de São Paulo, mostrou preocupação com os dados durante coletiva na tarde desta terça-feira (3).

Podemos ver incidência da variante delta em várias países, a forma como ela se desenvolveu rapidamente, como ela tomou a prevalência. Se formos ver no Reino Unido, a variante [alfa] ocupava 100% dos casos. Em abril, surge a variante delta e em menos de 2 meses ela ocupa todo o cenário de prevalência da pandemia”, disse o secretário.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ