Notícias

Variante delta já representa 45% dos casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro

De acordo com a Secretaria de Saúde, a cepa mais contagiosa do coronavírus já foi identificada em 38 dos 92 municípios do estado


04/08/2021 11h31

Uma análise divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última terça-feira (3), mostrou um aumento significativo da variante delta entre os casos de Covid-19 no Rio de Janeiro. Ela já foi identificada em 38 dos 92 municípios do estado. Na capital carioca, 45% das amostras sequenciadas eram da cepa considerada por especialistas como a mais contagiosa.

Em um período de apenas dez dias, o programa de vigilância genômica da Covid-19, da SES, detectou um aumento de mais de 50% no percentual de pacientes com a variante delta em relação ao total de casos da doença no Rio. No último boletim, divulgado no dia 23 de julho, a delta respondia por 16,62% dos registros, contra 78,36% da variante gama. Na análise liberada nesta terça pela pasta, os números passaram para 26,09% e 66,58%, respectivamente.

Por esses dados, que ficam sob a tutela da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS), é possível afirmar que, hoje, um a cada quatro casos de Covid-19 no estado já é da delta. No balanço anterior, a média era de um paciente a cada seis com a variante. A própria SES, ao divulgar os números mais recentes, afirma que há "tendência de aumento" na circulação da delta, com grande probabilidade de que ela se torne "a mais frequente, substituindo a variante gama".

A análise mostrou ainda a presença de 0,8% da variante alpha (B.1.1.7). Outras seis variantes (P.1.1, P.1.2, P.1.4, P.1.7, P.4 e P.5) também foram identificadas, mas não são consideradas como de interesse nem de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Leia também: Prefeitura confirma mais 28 amostras da variante delta em São PauloCaixa libera saques e transferências da 4ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em março

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ